A Terra precisa de nós - [Before The Flood]

Este título é um bocado enganoso, porque em termos práticos a Terra não precisa de humanos para nada. Já viveu milhões de anos sem nós e continuará a existir quando desaparecermos. Mas precisa da nossa ajuda e sobretudo da nossa acção para continuar a ter condições para nos alimentar. É esta a grande mensagem do fabuloso documentário de Leonardo DiCaprio [Before the Flood].

O aquecimento global está em marcha e os seus efeitos, aqueles que os cientistas há décadas pensavam que só se sentirião daqui a muitas gerações, são reais. Cheias, furacões cada vez mais devastadores, zonas do planeta em seca severa, recordes de temperaturas, o degelo, a subida do nível do mar, o envenenamento das águas, dos solos, do ar já não são cenários de ficção científica. São factos reais, noticiados todos os dias e à vista de quem quiser ver. Se continuarmos neste ritmo de destruição do planeta e dos recursos, em breve entraremos numa espiral irreversível.

E no entanto, a tecnologia hoje disponível e os conhecimentos científicos hoje alcançados tornam possível pará-la. A Terra vai aquecer 1,5ºC no próximo século mas depois de atingir esse pico pode começar a arrefecer permitindo a sobrevivências de todas as espécies, incluindo a nossa.
Mas convido-vos a ver o documentário e a tirarem as vossas próprias conclusões. Está disponível gratuitamente no youtube e no videoclube da Zon.

https://youtu.be/90CkXVF-Q8M
Vejam e façam a vossa parte tomando medidas básicas como:
- deixar de comer carne de vaca (as outras também, mas a vaca é a que tem maior impacto como já tive oportunidade de referenciar aqui)
- deixar de consumir produtos de marcas que claramente não têm práticas sustetáveis
- sempre que possível optar por produtos biológicos e de marcas amigas do ambiente
- e principalmente pressionar os governos a tomar medidas sérias e vinculativas em defesa do ambiente, como por exemplo instituir a taxa de carbono, investir nas energias renováveis e multar os infractores com penas significativas.

Ou então não vejam, não façam nada e morram com a certeza de que os vossos netos dificilmente sobreviverão num planeta sem água potável, sem solos para a agricultura, sem o Ártíco, sem corais, sem vida.

Comentários

Mensagens populares