Antes e depois


Desde miúda que sou apaixonada pela estética dos anos 50. Da roupa ao mobiliário, dos carros à arquitectura, para mim essa é a verdadeira década de ouro. Por isso, quando entrei pela primeira vez na casa da avó do meu marido (então namorado) fiquei maravilhada com o frigorífico Leonard que estava na cozinha e com uma máquina de costura Singer que estava esquecida num dos quartos. Lembro-me de ter dito ao Hugo "nunca deixes que a tua avó se desfaça destas peças, porque são simplesmente espetaculares".

Os anos passaram, a avó Lurdes desapareceu e com ela a casa e grande parte do seu recheio. Mas guardámos o frigorífico e a máquina de costura. O primeiro ficou debaixo de um telheiro e a segunda numa arrecadação, expostos ao passar do tempo durante mais de dez anos. Aliás, o frigorífico ficou em tão mau estado que por várias vezes os pais do Hugo quiseram deitá-lo fora. Mas nós tínhamos o projecto de um dia recuperá-los e dar-lhes outro uso, já que nem o frigorífico serviria para uma casa do século XXI, nem eu sei costurar. O frigorífico seria um bar e a máquina de costura uma mesa de apoio.

Finalmente, no final do ano passado, decidimos que não podíamos adiar mais esses projectos. Chegara a hora de entregar aquelas peças, que estavam a degradar-se de ano para ano, a alguém que soubesse dar-lhes uma nova vida. E esse alguém foi a Joana Guedes da Objetos. Não sei se estão preparados para este antes e depois. É que o resultado é verdadeiramente espetacular. Obrigada Joana e todos os que intervieram nestas peças que finalmente têm o destaque que merecem. Acho que a avó Lurdes ia gostar.

Máquina de Costura Singer Antes e Depois

Embora a máquina estivesse a funcionar, a madeira estava muito comida pelo bicho e o folheado do tampo em péssimo estado. Também os pés de ferro e a própria máquina tinham alguma ferrugem.




Optámos por deitar fora o tampo de madeira e colocar um vidro, de forma a transformar a peça numa mesa, mas manter a máquina propriamente dita à vista. Este é o resultado:




Frigorífico Antes e Depois
As imagens abaixo falam por si: depois de tantos anos exposto, o frigorífico passou de branco a ferrugem. Embora tivesse todas as peças (gavetas, prateleiras, puxadores), estava todo desmontado e parecia um desafio impossível.




Mas para a Objetos, nada é impossível. Recuperaram tudo ao pormenor, inclusive a cuvete do gelo, e ainda puseram a lâmpada a funcionar. O único problema: com um bar destes, só me apetece beber todos os dias!








Para quem tiver em casa ou no sótão objectos à espera de uma nova vida, aqui ficam os contactos:

Objetos - Reciclagem de mobiliário e Decoração de interiores
objetos.reciclagemdemobiliario@gmail.com
913852917

Comentários

Mensagens populares